EM VANDERLEI ROSA DE OLIVEIRA
L. E. INGLÊS – TEACHER MÁRCIA SPINELLI – 3º BIM./2010
WORK IN CLASS (group): Duração de 4 aulas: “JINGLE” - O que é?
Na escola, uma forma de ampliar o repertório musical bem como aprimorar a exposição de ideias e a produção escrita, de forma bilíngüe.
Música é uma linguagem universal usada para a comunicação e, ás vezes, ouvimos uma música uma única vez ao dia e ela permanece o dia todo na nossa mente. As propagandas há muito vêm utilizando técnicas musicais, dentre elas, destacamos os jingles (sem o Bell...rsrsrsrs!). Se pensarmos no poder que a música exerce sobre nossa mente, sabemos que podemos usá-la no processo de ensinar e aprender uma língua estrangeira, no caso, o Inglês. Aprender com música é muito efetivo, pois estimula a função cognitiva, o corpo, a emoção e a audição, além da gramática e produções de textos, posteriormente ou concomitantemente.
Jingle é uma mensagem publicitária musicada e elaborada com um refrão simples, a fim de ser lembrado com facilidade. Um jingle é um slogan memorável, feito com uma melodia cativante, transmitido em rádio, bem como em comerciais de televisão. Um jingle eficiente é feito para “permanecer” na memória das pessoas. Por isso, é tão comum que as pessoas lembrem mesmo daqueles que não são mais transmitidos há anos.
A ORIGEM E INÍCIO DA PRODUÇÃO E USO DOS JINGLES
O primeiro jingle foi produzido em 1926, nos EUA, para um cereal matinal chamado Wheaties, cujo slogan principal era “Para um café da manhã de campeões”. O auge do jingle foi na década de 50, período de enorme crescimento econômico. No Brasil, a propaganda já existia em algumas emissoras de rádio na forma de merchandising, sem formato e freqüência definidos, mas em 1932, no programa Rádio no Brasil de Ademar Casé (injustamente rotulado como “o homem que prostituiu o rádio no Brasil”), foi criado o 1º jingle da história, para um senhor português de nome Albino, dono de uma padaria de nome Bragança, que não acreditava muito nesse negócio.
Casé propôs anunciar sem compromisso, com a simples condição de que Albino só pagaria se gostasse. Nassara, um dos redatores do programa, não perdeu tempo, aproveitando a nacionalidade do cliente, fez três quadrinhas em ritmo de fado, que foi cantado com sotaque português na voz de Luis Barbosa. Vejam como ficou:
“Oh, padeiro desta rua, / tenha sempre na lembrança / não me traga outro pão / que não seja o pão Bragança / Pão inimigo da fome / Fome inimiga do pão / enquanto os dois não se matam / agente não fica na mão / de noite, quando me deito / e faço uma oração / peço com todo o respeito / que nunca me falte pão"
TIPOS DE JINGLES
Promocional: o objetivo é destacar produtos ou ofertas que a empresa deseja promover;
Paródia: feito em músicas que já existem, sejam elas nacionais ou internacionais. É feita uma adaptação em cima da letra criando-se outra e deve ter autorização dos detentores dos direitos autorais da música para a divulgação em rádio ou TV;
Político: voltado para a classe política, tendo como fator fundamental e decisivo em uma campanha política;Institucional: representa o hino da empresa, produto ou serviço. Não visa fazer promoção, podendo ser utilizado em aniversário de empresas ou datas especiais, como Carnaval, Páscoa, Natal, Festas Juninas, entre outras. Em sua maioria, os jingles institucionais têm características que sensibilizam, emocionam, com letra geralmente poética.
Acesse o site e veja um exemplo de um JINGLE INSTITUCIONAL:
ACTIVITY IN GROUP (até 5 componentes)
- 1ª fase: A professora e os alunos farão a leitura e compreensão do texto introdutório sobre Música, Jingles e seus tipos variados, demonstrando-os por meio de leitura e vídeos previamente selecionados (1 cópia do material para cada grupo se orientar);
- Após a apresentação do material de orientação, a professora junto aos alunos fará a sistematização dos dados coletados, para então, iniciarem a composição dos jingles;
- 2ª fase: Produzindo jingles: após a divisão dos grupos, elaborarem um roteiro de atividades, determinando as funções e responsabilidades de cada aluno no grupo, para organizar o trabalho;
- A professora deverá elaborar um roteiro de como serão ensaiados e apresentados os jingles, indicando a seqüência de produção (20 min) e tempo de apresentação (10 min) por grupo.
- A primeira composição deverá ser feita em Língua Portuguesa pelos alunos, enfatizando o gênero poesia (e suas liberdades poéticas) e, posteriormente, traduzida para a língua inglesa, com a mediação da professora;
- A professora deverá organizar a leitura e a correção dos textos, para redação e produção final;
- Os responsáveis pela produção do jingle deverão providenciar a escolha de instrumentos musicais, adereços entre outros materiais que julgarem necessários. A criatividade, o arranjo e a parte vocal será o diferencial de qualidade dos jingles produzidos. A atividade será fotografada e filmada para posteriores apresentações e divulgação no BLOG das turmas.
AVALIAÇÃO: Serão registrados, tanto pela professora como pelos alunos, a participação de todos durante e na apresentação dos jingles, considerando como cada aluno participou das várias etapas do processo de criação e organização das idéias e dos procedimentos;
- No final das apresentações, todos se reunirão para apreciar e retomar a questão inicial: O que é Jingle? comparando as respostas antes e depois do trabalho produzido;
- Por fim, os alunos registrarão, por escrito e oralmente, suas impressões sobre a experiência de composição, entendimento final do tema abordado e sobre a relevância no aprendizado do idioma, respondendo à seguinte pergunta reflexiva: Em que esta atividade contribuiu para que meus conhecimentos fossem ampliados?
E, ENQUANTO AGUARDAMOS AS PRODUÇÕES DOS GRUPOS, VAMOS APRECIAR OS MELHORES MOMENTOS DE NOSSA AULA INTRODUTÓRIA NA SALA DE INFORMÁTICA (COM A COLABORAÇÃO DE NOSSAS TÉCNICAS DO NÚCLEO DE LINGUA ESTRANGEIRA DA SEMED: NELAGLEY E MARIA DAS DORES QUE ESTAVAM PRESENTES E FOTOGRAFARAM NOSSA AULA) E UM JINGLE FEITO PELA PROFESSORA, DEMONSTRANDO QUE O PROFESSOR TAMBÉM DEVE PARTICIPAR DAS ATIVIDADES QUE SÃO EXIGIDAS NA DISCIPLINA...
MY JINGLE
Vamos conjugar o verbo to be?
(paródia da música: Barbie Girl - Acqua)
Sou a professora e quero ensinar;
São diferentes, regras de inglês;
O verbo to Be (ser, estar, ficar)
É irregular e auxiliar.
Vamos todos juntos, o verbo conjugar
É diferente, mas temos que lembrar!
(refrão)
AM – IS – ARE – ARE
Todos juntos conjugar!
AM – IS – ARE – ARE
Todos juntos conjugar!
Fazendo perguntas, o verbo ou auxiliar,
que começa a frase!
Só não se esqueça do ponto de interrogação
É obrigatório, não pode faltar.
E na negativa,
O “not” que comanda
Mas não se esqueça,
Vem depois do verbo
(refrão)
Todos juntos conjugar!
AM – IS – ARE – ARE
Todos juntos conjugar!
AM – IS – ARE - ARE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, sugestão e opiniões...é muito importante para que nós possamos melhorar sempre!