EM ETALÍVIO PEREIRA MARTINS
Supervisão: Maria Zoé Bezerra Carvalho
-
PLANEJAMENTO 1º SEMESTRE / 2014 –
Turmas: 6º ao 9º ano (Matutino/Vespertino)
“Não
basta saber, é preciso também aplicar; Não basta querer, é preciso também
agir.” (Goethe).
Para favorecer a
melhoria do processo e de interação do ensino e da aprendizagem, bem como, programar
e desenvolver ações que proponham subsidiar o trabalho docente de maneira
unificada na disciplina de L.E. Inglês, elaboramos o planejamento do 1º
Semestre, baseados no Referencial
Curricular da REME, com o apoio do livro didático, demais ferramentas tecnológicas, estabelecendo-se como base, a comunicação real. Torna-se, pois,
fundamental conferir ao ensino de Língua Estrangeira um caráter que, além de
capacitar o aluno a compreender e produzir enunciados adequados num segundo
idioma propicie a ele a possibilidade de atingir um nível de competência
comunicativa capaz de permitir-lhe acesso a informações de vários tipos e em
diversas situações da vida cotidiana, aproximando-o de várias culturas e, consequentemente,
a sua integração ao mundo globalizado e sua formação como indivíduo.
CONTEÚDOS
Para
todos os bimestres e turmas: Apresentação da proposta metodológica do
professor; conscientização das possibilidades de uso do idioma em diversas
situações de comunicação autêntica verbal, não-verbal e virtual; percepção das
possibilidades de ampliação e manutenção do canal comunicativo, para o processo
de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa (LI); Aquisição de diversos tipos de
vocabulário; Leitura e compreensão de textos autênticos relacionados à
realidade do aluno, nas categorias: Reading
for Pleasure and Reading for Learning, por meio de estratégias de leitura
adequadas a cada nível (General Comprehension);
Critérios
de Avaliação:
. Writing test (bimestral) reading/writing: grammar/comprehension
text = 5.0
. Comportamento/ Organização (NAAT) = 1.0
. Work in class 1 (atividade individual) = 1.0
. Work in class 2 (atividade em dupla) = 1.0
. Work in group (até cinco alunos por grupo) = 2.0
* Question Bonus
(opcional): Tema: Tecnologia na Escola = 0,5
* Encapar o Livro Didático para sua conservação, no uso diário = 0.5
Total de Pontos: = 11,0
6ºs
anos
1º
Bimestre (Sondagem/Socialização)
Socialização: Apresentação da
professora; Disciplina; Combinados/Permissões de Inglês; Instruções e
atividades sobre o uso do Dicionário Bilíngüe e o Livro Didático: Vontade de
Aprender Inglês; Critérios de Avaliação (somatória); Acompanhamento/registros
virtuais: Big Blog Estudantil http://alunosdovanderlei.blogspot.com.br/ ou Página do Facebook: https://www.facebook.com/pages/Educapaz-EM-Etal%C3%ADvio-Pereira-Martins2014/280556412046500?ref=hl ou pelo E-mail Educacional: spinelliteacher@gmail.com
Sondagem
1: A
importância de aprender inglês (BIG BLOG ESTUDANTIL); Fonética: Alphabet;
Sondagem
2: Adaptação de games populares, para que o aluno possa demonstrar o que já aprendeu: Brain
Storm – Love Bingo – Spelling (listening/speaking); registrados no caderno;
Temas
Transversais:
Trânsito – Meio Ambiente;
Vocabulary: Cultural Information: Valentine’s Day/ Pic Nic; Numbers (dates/math); Months;
Polite Words; Permissions.
Comprehension
Text:
Tirinhas (Quadrinhos/Garfield);
Grammar:
Personal
Presentation: Question WH – What / How old; Alfabetização da estrutura da
língua inglesa;
Work in
class 1:
Produção de carta/cartão/tirinha com o tema: “Amor Incondicional” – Recursos: pessoais ou adquiridos na
escola: papel sulfite; cartão; cartolina; canetas coloridas; lápis de cor,
cola, tesoura, etc
Work in
class 2: Em duplas, mas com
registros no caderno separadamente, efetuar os exercícios do livro (page 19/1 e
20/2) para discussão e correção coletiva. Recursos:
Quadro branco/canetão; Livro Didático / Dicionário bilíngue e caderno para
registros;
Work in group (até 2.0 na média): Project:
Traffic Safety: Vídeos: Pateta no Trânsito / Trânsito no Mundo / - 5 Questões Norteadoras com os
seguintes objetivos: Possibilitar a interpretação das imagens dos vídeos por
meio do letramento crítico e dos letramentos multissemióticos; Interrogar
criticamente os interesses dos participantes do processo de comunicação e suas
questões ideológicas; Ampliar e negociar sentidos, perceber noções de
heterogeneidade e alteridade nas interações sociais, por meio da Língua
Estrangeira.
Recursos:
Internet/Computadores/Power Point, Notebook/Datashow, Caderno para registros.
7ºs
anos
1º
Bimestre (Socialização/Review)
Socialização: Apresentação da
professora; Disciplina; Combinados/Permissões de Inglês; Instruções e
atividades sobre o uso do Dicionário Bilíngüe e o Livro Didático: Vontade de
Aprender Inglês; Critérios de Avaliação (somatória)
Sondagem
1: A
importância de aprender inglês (BIG BLOG ESTUDANTIL);
Sondagem
2: Adaptação
de games populares, para que o aluno possa demonstrar o que já aprendeu: Brain
Storm – Love Bingo – Spelling (listening/speaking); registrados no caderno;
Temas
Transversais:
Trânsito – Meio Ambiente;
Vocabulary: Cultural Information: Valentine’s Day; Polite Words; Permissions;
Comprehension Text: Unit. 1 “Books” (pages: 7 a 12) - Sinopses (Books and Movies); Reading
for Pleasure;
Grammar: Simple Past
(regular verbs); Ortography (abilities)
Work in
class 1:
Exercise: page 7 (1), registrado no caderno e posterior correção individual e
coletiva;
Work in
class 2: Spelling = relação de
30 palavras escolhidas pelos alunos, em português e tradução para o inglês. A
Professora escolherá uma da lista e o aluno deverá soletrá-la corretamente e
dizer o significado.
Work in group (até 2.0 na média): Project:
Traffic Safety: Vídeos: Pateta no Trânsito / Trânsito no Mundo – Produção
de Placas de Sinalização (SIGNS) em
Português/Inglês, específicas para o espaço escolar. Após registro e correção,
serão fixadas nos locais.
Recursos:
Internet/Computadores/Power Point, Notebook/Datashow, Máquina Fotográfica;
papel/papelão, material de pintura e acabamento, pistola de cola quente, fitas
adesivas largas, cola, tesoura, etc.
8º B –
1º Bimestre (Sondagem/Socialização)
Socialização: Apresentação da
professora; Disciplina; Combinados/Permissões de Inglês; Instruções e
atividades sobre o uso do Dicionário Bilíngüe e o Livro Didático: Vontade de
Aprender Inglês; Critérios de Avaliação (somatória)
Sondagem
1: A
importância de aprender inglês (BIG BLOG ESTUDANTIL);
Sondagem
2: Adaptação
de games populares, para que o aluno possa demonstrar o que já aprendeu: Brain
Storm – Love Bingo – Spelling (listening/speaking); registrados no caderno;
Temas
Transversais:
Trânsito – Meio Ambiente;
Vocabulary: Cultural Information: Valentine’s Day; Polite Words; Permissions;
Clothes/fashion;
Comprehension Text: Unit. 1 “Your Style” (pages: 7 a 18) – Magazine – Publicity.
Grammar: Adjectives
(comparatives)
Work in
class 1:
Exercise: page 7 (1), registrado no caderno e posterior correção individual e
coletiva;
Work in
class 2: Spelling = relação de
30 palavras escolhidas pelos alunos, em português e tradução para o inglês. A
Professora escolherá uma palavra da lista e o aluno deverá soletrá-la
corretamente e dizer o significado.
Work in group (até 2.0 na média): Project:
Traffic Safety: Vídeos: Pateta no Trânsito / Trânsito no Mundo – Produção
de Placas de Sinalização (SIGNS) em
Português/Inglês, específicas para o espaço escolar. Após registro e correção,
serão fixadas nos locais.
Recursos:
Internet/Computadores/Power Point, Notebook/Datashow, Máquina Fotográfica;
papel/papelão, material de pintura e acabamento, pistola de cola quente, fitas
adesivas largas, cola, tesoura, etc.
9ºs anos A (Inglês 1) - B (Inglês 1 e 2) – 1º Bimestre
Socialização: Apresentação da
professora; Disciplina; Combinados/Permissões de Inglês; Instruções e
atividades sobre o uso do Dicionário Bilíngüe e o Livro Didático: Vontade de
Aprender Inglês; Critérios de Avaliação (somatória); Apresentação dos
componentes curriculares do Inglês I e 2, de acordo com a nova modalidade de
ensino da língua estrangeira, na REME.
Sondagem
1: A
importância de aprender inglês (BIG BLOG ESTUDANTIL);
Sondagem
2: Adaptação
de games populares, para que o aluno possa demonstrar o que já aprendeu: Brain
Storm – Love Bingo – Spelling (listening/speaking); registrados no caderno;
Temas
Transversais:
Trânsito – Meio Ambiente;
Vocabulary: Cultural Information: Valentine’s Day; Polite Words; Permissions;
Inventions and technologies;
Comprehension Text: Unit. 2 “Inventions and technologies” (pages: 20 a 32) – Informative
Gender;
Grammar: Actions Verbs/
Questions WH – What/Who/When/Where;
Work in
class 1:
Exercise: page 20 (1), registrado no caderno e posterior correção individual e
coletiva;
Work in
class 2: Spelling = relação de
30 palavras escolhidas pelos alunos, em português e tradução para o inglês. A
Professora escolherá uma palavra da lista e o aluno deverá soletrá-la
corretamente e dizer o significado.
Work in
group (até 2.0 na média): Project: Traffic Safety: Vídeos: Pateta no
Trânsito / Trânsito no Mundo – Filme de Ficção científica relacionados ao tema
(Elysium/Transformers): Produção de um Documentário,
gênero do cinema que mais se aproxima do jornalismo eletrônico. Será
apresentado, inicialmente, as 1ª/2ª
Etapas: Definição das funções dos integrantes do grupo: Diretor – Redator – Repórter/Narrador –
Diretor de Arte – Diretor de Imagem – Operador de Câmera e a criação de uma
SINOPSE do eu será desenvolvido durante o ano letivo, para obter a captação dos
recursos que serão utilizados, ou seja, será o Cartão de Visitas do filme e o
ponto de partida para a produção. Recursos: Internet/Computadores/Power
Point, Notebook/Datashow, Máquina Fotográfica/Filmadora; entre outros recursos
específicos de cada grupo.
2º
Bimestre
Total:
10 aulas (6ºs/7ºs/8ºB e 05 aulas 9º A)
Como o Brasil será a sede dos Jogos da Copa do Mundo de Futebol neste
ano, o calendário escolar foi planejado para poder adequar-se a esse evento de
importância nacional. Portanto, faz-se necessário adequar o planejamento dos
conteúdos das aulas, que serão contextualizadas pelo tema, assim os alunos
poderão acompanhar de forma real os acontecimentos, tanto na vida pessoal como
escolar. Segue o esquema para ser seguido, com todas as turmas, de acordo com o
nível e grau de complexidade de cada um, incluindo os alunos especiais, no
quesito aprendizagem. *As
atividades gramaticais propostas
devem sugerir que o aluno descubra, por si, as regras do funcionamento da
língua por meio de reflexão, da elaboração de hipóteses e da mediação do
professor, ambos conscientes de que a gramática deve estar a serviço da
comunicação autêntica.
Project:
Traffic Safety:
Será inserido o tema ao evento, com ênfase na Mobilidade das pessoas que visitarão nosso país (7ºs/8ºs anos); Comunicação entre os povos, por meio da língua oficial e universal,
a inglesa (9ºs anos); A origem do
esporte; os acontecimentos que giram em torno do esporte, na atualidade, como o
Preconceito e a Violência nos estádios e, as ações que são necessárias para
combatê-las (6ºs anos). Sub-Título: Trânsito e a Copa do Mundo:
no Brasil e na Escola. / Traffic and World
Cup: in the Brazil and in the School.
. Critérios
de Avaliação: Segue o mesmo; Question
Bonus: tema: World Cup;
. Conteúdos:
Finalizar as Unidades do livro, iniciadas no 1º Bimestre e seus conteúdos
específicos; Apoio de imagens, vídeos, textos de revistas e do Google Acadêmico,
para introdução dos temas e pesquisa para produção dos trabalhos individuais,
duplas e em grupos, que serão orientados pela professora; *Sala de Informática: Assim que os problemas com o sinal da Internet
forem resolvidos, poderemos utilizar o espaço para as pesquisas. Nesse caso,
estamos trabalhando em sala de aula, por meio de notebook/Datashow próprios,
utilizando os Programas: Power Point e Word, como base das informações; Apoio
virtual para troca de informações e entrega de trabalhos pelo E-mail
educacional.
.
Introdução:
As turmas irão decorar as salas com o tema da Copa, utilizando diversos
materiais pertencentes à Professora ou requisitados na escola, para obter um
clima real nas atividades, onde, concomitantemente, serão expostos os trabalhos
realizados por eles, no 1º Bimestre;
.
Sequência Didática:
Acompanhar as ações quinzenalmente, por meio de registros, no caderno de
planejamento, ou, quando se fizer necessário;
.
Recursos:
Serão informados após as reuniões, com os alunos;
.
Avaliação:
Diária, com registros no caderno de planejamento/ Ficha de Desempenho/Caderno
de Registros da Escola;
.
Registros/Divulgação:
Acompanhar as ações, pelo Blog Educacional e pela Página Educacional do
Facebook.
*Relevância Social das Ações: Dada a complexidade do processo de
aprendizagem da Língua Inglesa, cabe ao professor especificar o funcionamento
dessa língua, os princípios, as premissas, as técnicas, a relação
professor/aluno e os Critérios de Avaliação, com o intuito de levar o aluno a
refletir sobre a importância de ter clareza sobre o processo de aprendizagem no
qual está inserido como sujeito ativo e co-autor de sua própria aprendizagem.
BY TEACHER MÁRCIA HELENA SPINELLI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, sugestão e opiniões...é muito importante para que nós possamos melhorar sempre!