BIG BLOG ESTUDANTIL DO ETALÍVIO PEREIRA

ESTUDO E DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS EM REDE.

BLOG EDUCACIONAL: Uma ferramenta que permite estabelecer relações entre as aulas presenciais e as tecnologias, que faz parte do cotidiano do aluno e do ensino e aprendizagem da Língua Inglesa de maneira atraente, transformadora e contextualizada.

"Lição de casa" é coisa séria e devemos valorizá-la. LET'S GO!!

sexta-feira, 2 de maio de 2014

O Trânsito e a Copa do Mundo: no Brasil e na Escola. / Traffic and World Cup: in the Brazil and in the School.


'GO! GO! GO! ... GOOOOOOOOOL!!"







AS DOZE SEDES DA COPA, NO BRASIL... ACOMPANHEM ESSA TRAJETÓRIA PELO SITE: 
http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/doze-sedes-da-copa-do-mundo-lancam-cartazes-do-evento 


CURIOSITIES...


A EVOLUÇÃO DA BOLA DE FUTEBOL...

- A bola na idade média -

Nos tempos medievais, as bolas de futebol eram feitas de qualquer coisa que pudesse ser chutada. Este porta-vinho de couro antigo serviu para este fim.

Foi só no início da Idade Média, quando as primeiras bolas que repicavam foram inventadas e que o jogo se tornou um pouco mais parecido com o futebol que conhecemos hoje.

J.J. Jusserand, uma autoridade em história medieval tanto francesa quanto inglesa, afirma que o futebol de massa veio para a Inglaterra com a Conquista Normanda em 1066, já que os normandos tinham muitos jogos para relaxar e se divertirem. Era conhecida como ‘La Soule’ ou ‘Choule’, mas a origem do nome não está clara. Pode originar-se de ‘sol’, ou ‘solea’, significando sola da bota, ou mesmo ‘choler’, chutar.

A bola era geralmente sólida, feita de couro ou madeira e, frequentemente, com enchimento de cabelo ou musgo. O objetivo era fazer gol – que podia ser um córrego ou uma árvore ou um muro – batendo nele com a bola.
Centenas de homens participavam, não havia regras verdadeiras e normalmente se transformava em um combate em massa. Era uma fúria tal que uma trilha de corpos ensanguentados e machucados era sempre deixada no rastro da luta pela bola. Afirma-se que, em certa ocasião, homens se afogaram quando perseguiam freneticamente a bola no mar durante um jogo, tanto que mais de um Rei Francês proibiu o jogo.

Na Inglaterra, os aprendizes medievais jogavam uma forma grosseira de futebol pelas ruas das cidades, normalmente usando bolas feitas em casa, como frascos de vinho de couro cheios de algo como pedaços de cortiça. Esses grupos de jovens correndo pelas ruas da cidade chutavam, empurravam, conduziam e geralmente forçavam a bola até o gol. Na Inglaterra, também a monarquia, com frequência, tentava parar tais atividades e, em 1365, o Rei Edward III decidiu proibir o futebol por razões militares – já que as tropas preferiam o jogo a lutar ou mesmo praticar seu arco e flecha.

Em algum momento desconhecido, alguém descobriu que as bexigas de porcos infladas eram boas para os chutes, repicavam extremamente bem, e foram incorporadas em muitos jogos. Não está clara como a bexiga era inflada, mas há evidências, daquele tempo, de bombas simples sendo usadas para inserir o ar na ‘bola’. Se o repique da bola era inteiramente imprevisível por causa da forma da bexiga, então isso era somado à diversão. O problema era que a ferocidade, e a violência destes jogos da plebe, frequentemente, provocavam o rompimento da bola. Então, as bolas começaram a ser revestidas de couro para serem mais resistentes.


A bola de futebol de couro mais antiga existente, provavelmente, tem 450 anos e foi encontrada escondida nas vigas em cima da cama da Rainha Maria dos Escoceses, no Castelo de Stirling, na Escócia, bem recentemente, em 1999 (Foto ao lado, do Museu e Galeria de Artes Stirling Smith).

A bola foi confeccionada da bexiga de porco com um revestimento de couro costurado em sua volta. A Rainha era conhecida por lançar a bola de sua sacada no começo das partidas entre os empregados reais e os soldados.

As partidas geralmente eram lutas sem regras entre dezenas de homens e, provavelmente, tinham mais relação com o
Rugby moderno.
Nos anos de 1920, os fabricantes começaram a usar um tecido forte para cobrir o couro, para impedir que ele esticasse e perdesse a forma. E melhoraram a resistência à água, revestindo o couro com tintas sintéticas. Até os anos 30, todos os gomos de couro tinham de ser cortados à mão, então, dependendo da habilidade do cortador, sempre havia margem para erro. Nos anos 30, entretanto, os fabricantes desenvolveram máquinas com facas moldadas, o que acelerou o processo de corte e gerou maior uniformidade. Os gomos também eram planos e cada costureiro tinha que fazer os próprios buracos de costura com um furador.

A trajetória das bolas de futebol...


Quase toda bola de futebol fabricada hoje em dia é feita de couro sintético porque sua espessura varia muito menos do que a do couro natural. Normalmente, uma bola consiste de várias camadas de material que são revestidas com uma cobertura à prova d’água. As camadas são impressas e cortadas em gomos de diversas formas, normalmente pentágonos ou hexágonos, e também retângulos ou outras formas, que são costuradas juntas para formar a bola. Portanto, atualmente, mais de 40 milhões de bolas de futebol são produzidas por ano. 



































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestão e opiniões...é muito importante para que nós possamos melhorar sempre!