BIG BLOG ESTUDANTIL DO ETALÍVIO PEREIRA

ESTUDO E DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS EM REDE.

BLOG EDUCACIONAL: Uma ferramenta que permite estabelecer relações entre as aulas presenciais e as tecnologias, que faz parte do cotidiano do aluno e do ensino e aprendizagem da Língua Inglesa de maneira atraente, transformadora e contextualizada.

"Lição de casa" é coisa séria e devemos valorizá-la. LET'S GO!!

terça-feira, 26 de abril de 2011

PROJETO VANDER-LER: 2ª PARADA DA LEITURA NO 7º D

A 2ª PARADA DA LEITURA DO PROJETO VANDER-LER, preparada pela Profª Márcia Spinelli para os alunos do 7º D em 20 de Abril na 4ª feira, foi introduzida pelo tema: Músicas Clássicas Juvenis para colocar esse público no universo da música erudita. Foi selecionado o perfil do compositor Franz Joseph Haydn como leitura inicial, por ser um exemplo de uma pessoa que saiu de uma infância pobre mas soube atingir glória sem jamais deixar de ser gentil, bem-humorado e generoso.
Nascido em Rohrau, na Áustria, em 31 de março de 1732, era filho de um carpinteiro e de uma cozinheira e aos 6 anos, começou a cantar no coro da igreja de Hainburg. Na escola da catedral de Santo Estevão, em Viena, a vida não era fácil. Os alunos vestiam-se e comiam muito mal e ainda eram expostos ao trabalho exaustivo e aos maus tratos do mestre-de-capela, até chegar a trabalhar para príncipes. A serviço da família real, construiu uma vasta obra, que inclui sinfonias, oratórios, missas, óperas, sonatas, concertos e quartetos. A música escolhida para a abertura de nossa Parada da Leitura é da Peça o Allegro da Sonata nr. 1 em Sol Maior sob o título: Pedalando, que dá às crianças e jovens que a ouvem uma ideia de movimento, adaptada por uma professora francesa como Le Petit Classique
Foram ouvidas outras músicas - com muito interesse pelos alunos - que citaram a novela da Rede Globo - Cordel Encantado - como lembrança nas sensações ouvidas das músicas.
 Ensaiaram também algumas danças clássicas, sendo muito prazeroso e divertido nosso início de leitura (registrado em video)


No segundo momento, a professora leu um trecho do livro escolhido por ela para reler "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry - sobre o diálogo da raposa e do principezinho que fala:
"Você é responsável pelo que cativas"


Após nossa acolhida sob a forma de músicas, histórias e mensagens positivas, iniciamos nossa leitura coletiva, com opções variadas, proporcionadas num espaço ao centro da sala de aula, para que os alunos pudessem escolher o que gostariam de ler. Foram selecionadas: Fábulas, Contos e Gibis que despertassem o interesse e o censo crítico dos alunos para estimular o hábito da leitura por prazer, com o objetivo de formar bons leitores. 












ATÉ A PRÓXIMA (E MUITO AGUARDADA POR TODOS) PARADA DA LEITURA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestão e opiniões...é muito importante para que nós possamos melhorar sempre!