BIG BLOG ESTUDANTIL DO ETALÍVIO PEREIRA

ESTUDO E DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS EM REDE.

BLOG EDUCACIONAL: Uma ferramenta que permite estabelecer relações entre as aulas presenciais e as tecnologias, que faz parte do cotidiano do aluno e do ensino e aprendizagem da Língua Inglesa de maneira atraente, transformadora e contextualizada.

"Lição de casa" é coisa séria e devemos valorizá-la. LET'S GO!!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

NO TEATRO E NA INTERNET...STAND UP COMEDY!!! SAIBAM UM POUCO MAIS...


Gênero Stand-Up Comedy ganha cada vez mais espaço
no humor brasileiro

Quem é que não gosta de se acabar de rir, de soltar as amarras, livrar-se um pouco da chatice do trabalho e das responsabilidades? Pois é exatamente isso que os humoristas que desenvolvem o estilo Stand-Up Comedy proporcionam a quem os assiste. O termo vem do inglês, e literalmente traduzindo, significa comédia em pé.

O sucesso do gênero, que caiu nas graças dos brasileiros, não é difícil de explicar. O comediante sobe ao palco, onde se apresenta, de “cara limpa”, exatamente como é: engraçado, rápido, observador, crítico. Suas piadas são criadas a partir do dia-a-dia, das pessoas que convivem com ele e da rotina que ele tem. É uma arte sem artifícios: nada de efeitos de iluminação, figurinos, cenários ou maquiagem. Palco, humorista, microfone e o público, nada mais.

O estilo foi fartamente difundido nos Estados Unidos e consagrou feras como Jerry Seinfeld, Bill Cosby, Ray Romano, Ellen DeGeneres, entre tantos outros.

No Brasil, José Vasconcellos foi o grande “one-man-show”, um precursor do gênero, seguido de Chico Anysio e Jô Soares.

 

O "boom" do stand up comedy no Brasil começou em 2004, quando foi fundado em São Paulo o Clube da Comédia por Marcelo Mansfield, Rafinha Bastos (hoje no CQC e A Liga) e outros humoristas. Logo em seguida, em 2005, surgiu o grupo carioca Comédia em Pé, criado pelos atores e diretores Claudio Torres Gonzaga, Fernando Caruso, Paulo Carvalho e Fábio Porchat. O grupo atualmente está em fim de temporada no Rio, se preparando para sair em turnê por várias cidades do país.

O que era “brincadeira” ou hobby, para muitos começou a assumir uma proporção não esperada e mais profissional, com os clubes de comédia stand up crescendo a cada dia, especialmente no Rio, São Paulo e Curitiba.

A internet foi fundamental para ajudar a integrar essa galera. Vídeos no You Tube, blogs e comunidades no orkut colaboram para despertar o interesse e o intercâmbio entre os inúmeros grupos existentes. Na televisão temos uma série de programas com o mesmo formato e um dos mais conhecidos atualmente são os do Grupo Barbixas, que se apresentaram em Campo Grande nos dias 22/23/24 de Abril e que tive a oportunidade de estar presente e valeu a pena!! As imagens aqui apresentadas são do roteiro da peça, aliás, tão criativo, inteligente e engraçado quanto os atores da peça.
 


Descompromissado, porém com regras.


O humorista tem que ter coragem de subir ao palco sozinho, munido apenas de um microfone, sem adereços, coreografias. Como companhia, no máximo, um banquinho – afinal, até o stand up pode querer ter seu momento de sit down, porque ninguém é de ferro. Só é permitido se apresentar com texto próprio e não são aceitas piadas que já caíram em uso popular ou que foram difundidas pela Internet.

Portanto, nada das velhas anedotas de português, de papagaio, de loira. Todas têm que ser inéditas. E é por isso que o texto é constantemente renovado e testado.


Galera "Teen" também faz parte da nova safra do humor brasileiro


Mas quem pensa que só adulto participa das brincadeiras e gosta das críticas e alfinetadas sociais está muito enganado. As iniciativas como o open mic também estimulam o aparecimento de novos talentos, mesmo os ainda muito jovens, como os adolescentes Daniel Belmonte, de 14 anos, Laila Ezagui, de 17 e José Sapir, de 16 anos. Eles mostram que pra fazer humor não tem idade.

- Eu, como sou novinho e tenho cara de mais pirralho ainda, brinco justamente com isso. Meus textos são sobre o dia-a-dia no colégio e a hora da merenda. Tem palavra mais engraçada para definir o rango do intervalo, do que merenda? Quem é que nunca passou por essas coisas e lembra de algo engraçado do colégio? – brinca Belmonte, que está no 1º ano do Ensino Médio.

terça-feira, 26 de abril de 2011

PROJETO VANDER-LER: 2ª PARADA DA LEITURA NO 7º D

A 2ª PARADA DA LEITURA DO PROJETO VANDER-LER, preparada pela Profª Márcia Spinelli para os alunos do 7º D em 20 de Abril na 4ª feira, foi introduzida pelo tema: Músicas Clássicas Juvenis para colocar esse público no universo da música erudita. Foi selecionado o perfil do compositor Franz Joseph Haydn como leitura inicial, por ser um exemplo de uma pessoa que saiu de uma infância pobre mas soube atingir glória sem jamais deixar de ser gentil, bem-humorado e generoso.
Nascido em Rohrau, na Áustria, em 31 de março de 1732, era filho de um carpinteiro e de uma cozinheira e aos 6 anos, começou a cantar no coro da igreja de Hainburg. Na escola da catedral de Santo Estevão, em Viena, a vida não era fácil. Os alunos vestiam-se e comiam muito mal e ainda eram expostos ao trabalho exaustivo e aos maus tratos do mestre-de-capela, até chegar a trabalhar para príncipes. A serviço da família real, construiu uma vasta obra, que inclui sinfonias, oratórios, missas, óperas, sonatas, concertos e quartetos. A música escolhida para a abertura de nossa Parada da Leitura é da Peça o Allegro da Sonata nr. 1 em Sol Maior sob o título: Pedalando, que dá às crianças e jovens que a ouvem uma ideia de movimento, adaptada por uma professora francesa como Le Petit Classique
Foram ouvidas outras músicas - com muito interesse pelos alunos - que citaram a novela da Rede Globo - Cordel Encantado - como lembrança nas sensações ouvidas das músicas.
 Ensaiaram também algumas danças clássicas, sendo muito prazeroso e divertido nosso início de leitura (registrado em video)


No segundo momento, a professora leu um trecho do livro escolhido por ela para reler "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry - sobre o diálogo da raposa e do principezinho que fala:
"Você é responsável pelo que cativas"


Após nossa acolhida sob a forma de músicas, histórias e mensagens positivas, iniciamos nossa leitura coletiva, com opções variadas, proporcionadas num espaço ao centro da sala de aula, para que os alunos pudessem escolher o que gostariam de ler. Foram selecionadas: Fábulas, Contos e Gibis que despertassem o interesse e o censo crítico dos alunos para estimular o hábito da leitura por prazer, com o objetivo de formar bons leitores. 












ATÉ A PRÓXIMA (E MUITO AGUARDADA POR TODOS) PARADA DA LEITURA!


domingo, 10 de abril de 2011

I CONCURSO FESREME!!! ALUNOS QUE CANTAM, DANÇAM E NÃO TÊM VERGONHA DE SE APRESENTAR, INSCREVAM-SE!!


Hello!

A Secretaria de Educação e a Divisão de Língua Estrangeira da Rede Municipal de Ensino lançará o I Concurso FESREME para alunos que têm a habilidade de cantar em inglês ou espanhol, dançar, tocar um isntrumento TUDO JUNTO E MISTURADO!!! sendo que a 1ª Fase será a classificatória nas escolas e a 2ª Fase Regional, com os alunos de cada escola do município.

Escola Estadual Dom Constantino realiza 1º Festival de música em língua inglesa
Alunos da Escola Estadual Dom Constantino Luers participaram na noite desta sexta-feira 05 de novembro, do 1º Festival de música em língua inglesa realizado pelos alunos e profissionais daquela escola. O evento denominado “SING YOUR SONG”, ou seja, em português, cantar suas canções. O evento foi um verdadeiro sucesso!
 
VAMOS SEGUIR O EXEMPLO DESSA ESCOLA E MOSTRAR O QUE VOCÊS SABEM FAZER!!
PROCUREM SUAS PROFESSORAS DE LINGUA ESTRANGEIRA E INSCREVAM-SE... DEPOIS É SÓ ENSAIAR!
LET'S GO!!!


sábado, 2 de abril de 2011

WORK IN CLASS - 8º E: Tema "How can we improve our school environment and neighborhood?"

Hello!

Nosso bimestre está acabando!

Nesta semana executamos o WORK IN CLASS (valendo 1.0 na média) com o tema "Como podemos melhorar nossa escola e a vizinhança",  projeto sugerido em nosso "NEW BOOK- KEEP IN MIND" Unit. 2.  Na próxima semana será a apresentação do WORK IN GROUP valendo 2.0 na média (já estão elaborando?) e na outra semana próxima será nossa AVALIAÇÃO BIMESTRAL valendo 4.0 na média e ORAL TEST (STOP) valendo 1.0 na média, além da QUESTION BONUS sobre a visita de Barack Obama ao Brasil. 
 
É galera, não dá pra perder tempo!!!! e nem nota! rsrsrsrsrsrs...

Vejam o que "aprontamos" em nosso "Passeio Ecoturísticoambiental" (afe!) com registros sobre o vandalismo e desrespeito com o meio ambiente...só faltando a superfilmagem do aluno Jonathan e as fotos do restante da turma para completar nosso "atletismo contra esses absurdos"
Vamos começar pela própria sala de aula... mesas e cadeiras semi destruídas!!

Essa é a nossa Caixa de Energia no Bloco dos 8ºs e 9º anos...totalmente depredada!

Este espaço poderia ser aproveitado para uma área de lazer coletivo? que tal?

Nosso Laboratório de Ciências visto pela janela e ainda não inaugurado!!!
Muuuuito esperado por todos!

Laboratório de Ciências...inaugurado pelos vândalos!!!

Que perigoso!!!
Os fios de energia da quadra coberta estão desprotegidos pela ação dos depredadores!!!

Nossa quadra descoberta após a chuva!

Lixo e lama nas calhas de retenção de chuva!!!


Um espaço que poderia ser melhor aproveitado!!!

Vidro quebrado na quadra? não pode!!! que perigo!!!

As chuvas fortes provocam grandes poças d'água em frente  ao espaço do Pré!

Bueiro em frente à escola na Barão de Grajaú...
um depósito de lixo e criadouro de dengue!

OPS! Até o carro da Professora sofreu vandalismo!!!
roubaram parte da família dela nos adesivos?!!!

Até a placa da Prefeitura sofreu danos...pela natureza e pelo homem!

Vejam o espaço externo na esquina das Ruas Itaparica e Verdejantes!
Tem alguma sugestão para ele?

Pausa do Passeio na sombra da árvore
na Esquina das Ruas Itaparica e Cedral...muuuuito calor!

Pausa também para organizar as anotações do passeio...as costas viraram mesas!

Caderno na mão e muita diversão com consciência e responsabilidade!
Valeu meninos!

Observem que bela e bem cuidada esquina!!!
Nessa quadra moram pessoas conscientes!

Buracos no muro da escola!
 Depredação ou ação para reter as fortes águas da chuva? Dúvida...

Ops! balde com água parada no jardim principal da escola? Não pode!
O mosquito da Dengue pode gostar mas nós NÃO!!!

Parte do lixo recolhido de dentro e fora da escola!
Até guarda-chuva quebrado, vasos sanitários, canos de ferro jogados nós encontramos!

INFELIZMENTE, DETECTAMOS MAIS DO QUE RECLAMAR QUE ELOGIAR!!!! QUE COISA FEIA HEIN "SER HUMANO QUE PENSA (?)!"...
QUE TAL MUDARMOS ESSA HISTÓRIA?

DEIXEM UMA SUGESTÃO NA CAIXA DE COMENTÁRIOS... SUA COLABORAÇÃO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS, PARA NOSSA ESCOLA E PARA O PLANETA!!!

ABRAÇOS DA TEACHER MÁRCIA!