LEGENDA: 7º D (fundo branco); 7º E (fundo verde) e 7º F (fundo roxo)
Os alunos dos 7ºs anos produziram Convites de Aniversário ou "Birthday Invitations" em inglês e português, como atividade do 2º bimestre (WORK 2), valendo 1.0 média.
A sala de aula virou uma oficina de redação e artes e cada um pode mostrar seu talento na escrita, no desenho, na colagem, com muita criatividade. Com essa atividade descobrimos que algumas religiões não comemoram essa data. Vamos, então, ver o resultado dessa tarefa "festiva"?
ORIGEM DA COMEMORAÇÃO
(Fonte: Wikipédia)
Os vários costumes de celebração de aniversários natalícios das pessoas hoje têm uma longa história. Suas origens estão no domínio da mágia e da religião. Os costumes de dar parabéns, presentes e de celebrar com velas acesas - nos tempos antigos eram para proteger o aniversariante de demônios e garantir sua segurança no próximo ano. Até o quarto século, o cristianismo rejeitava a celebração como costume pagão.
Os gregos acreditavam que cada um tinha um espírito protetor ou gênio inspirador que assistia seu nascimento e vigiava sobre ele em vida. Este espírito tinha uma relação mística com o deus, cujo aniversário o indivíduo nascia.
Os romanos também acreditavam nessas ideias. O costume de acender velas nos bolos começou com os gregos. Bolos de mel redondos como a lua e iluminados com velas eram colocados em altares do templo de Artêmis. As velas, na crença popular, são dotadas de magia especial para atender pedidos. Acreditava-se, também, que as saudações natalícias tinham o poder do bem e do mal, porque a pessoa neste dia supostamente estava perto do mundo espiritual.
(fonte: The Lore of Birthdays (New York, 1952) de Ralph e Adelin Linton, p. 8, 18-20)
NA RELIGIÃO
Porque as Testemunhas de Jeová não comemoram aniversário?
Participar de uma festa ou banquete e dar, generosamente, presentes a entes queridos certamente não é errado (Lucas 15:22-25; Atos 20:35). As testemunhas de Jeová gostam de dar presentes e de se divertir juntos em qualquer época do ano, mas as únicas duas celebrações de aniversários natalícios mencionadas na Bíblia envolviam pessoas que não eram crentes verdadeiros. eram o Faraó do Egito e o governante romano Herodes Ântipas, sendo que a celebração dos aniversários deles tiveram resultados mortíferos (Gênesis 40:18-22; Marcos 6:21-28). Portanto, a noção de uma festa de aniversário natalício era alheia às ideias dos cristãos deste período, em geral.
(fonte: The History of the Christian Religion and Church, during the Three First Centuries - Nova York, 1848) de Augustus Neander, p.190
Além disso, os aniversários costumam dar importância excessiva à pessoa, o que foi, sem dúvida, um dos motivos de serem evitados pelos primitivos cristãos. (Eclesiastes 7:1). De modo que, notará que as testemunhas de Jeová não participam em festas de aniversários como celebração, no cantar e dar presentes, assim por diante.
Então, podemos agora entender porque alguns de nossos colegas não comemoram essa data da mesma forma que outros e que, acima de tudo, devemos respeitar nossas crenças sem preconceitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, sugestão e opiniões...é muito importante para que nós possamos melhorar sempre!