ESTUDO E DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS POR MEIO DE UM BLOG EDUCACIONAL: Uma ferramenta que permite estabelecer relações entre as aulas presenciais e as tecnologias fazendo parte do cotidiano do aluno e do ensino e aprendizagem da Língua Inglesa de maneira atraente, transformadora e contextualizada. "Imagine all the people, leaving life in peace..." John Lennon, so... Let's Go!
BIG BLOG ESTUDANTIL DO ETALÍVIO PEREIRA
ESTUDO E DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS EM REDE.
BLOG EDUCACIONAL: Uma ferramenta que permite estabelecer relações entre as aulas presenciais e as tecnologias, que faz parte do cotidiano do aluno e do ensino e aprendizagem da Língua Inglesa de maneira atraente, transformadora e contextualizada.
"Lição de casa" é coisa séria e devemos valorizá-la. LET'S GO!!
domingo, 1 de junho de 2014
PROJETOS: CONVIVENDO COM O OUTRO: TEMA BULLYING/CYBERBULLYING NA ESCOLA E NA COPA DO MUNDO...
PAUTA:
1ª Etapa: Após apresentação do Tema do Projeto Convivendo com o Outro: BULLYING/CYBERBULLYING, por meio do Banner, os alunos deverão seguir as instruções das seguintes atividades, que farão parte da Avaliação do 2º Bimestre:
Bullying…
...é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a
todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e
repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais
indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir
outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo
realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
O bullying se divide em duas
categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre
os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum
entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o (a) agressor
(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou
sexual, ou a perda dos meios de subsistência.
O bullying é um problema mundial, podendo
ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais
como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local
de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a
ocorrência do bullying entre seus
alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de
agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas
adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados
para humilhar os colegas.
As pessoas que testemunham o bullying, na
grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de
temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando
não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica
contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente,
experimentando sentimentos de medo e ansiedade.
As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com
sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de
relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos
extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.
O(s) autor (es) das agressões geralmente
são pessoas que têm pouca empatia, pertencentes à famílias desestruturadas, em
que o relacionamento afetivo entre seus membros tende a ser escasso ou
precário. Por outro lado, o alvo dos agressores geralmente são pessoas pouco
sociáveis, com baixa capacidade de reação ou de fazer cessar os atos
prejudiciais contra si e possuem forte sentimento de insegurança, o que os
impede de solicitar ajuda.
No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010
com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações
típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª
séries. As três cidades brasileiras com maior incidência dessa prática são:
Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.
Os atos de bullying ferem princípios constitucionais
– respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina
que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. O
responsável pelo ato de bullying pode também ser enquadrado no
Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço
aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying
que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho.
Fonte: Orson Camargo -
Colaborador Brasil Escola Graduado em Sociologia e Política pela Escola de
Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP Mestre em Sociologia pela
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP;
CYBERBULLYING...
...é um tipo de bullying virtual. É a
prática realizada através da internet que busca humilhar e ridicularizar os
alunos, pessoas desconhecidas e também professores perante a sociedade virtual.
Apesar de ser praticado de forma virtual, o cyberbullying tem preocupado pais e
professores, pois através da internet os insultos se multiplicam rapidamente e
ainda contribuem para contaminar outras pessoas que conhecem a vítima.
Os meios virtuais utilizados para
disseminar difamações e calúnias são as comunidades, e-mails, torpedos, blogs e fotologs. Além de discriminar as
pessoas, os autores são incapazes de se identificar, pois não são responsáveis
o bastante para assumirem aquilo que fazem. É importante dizer que mesmo
anônimos, os responsáveis pela calúnia sempre são descobertos.
·
Elemento Surpresa: Flash Mobs são aglomerações
instantâneas de pessoas em certo lugar para realizar determinada ação inusitada
previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram.
A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou
meios de comunicação social.
· O primeiro flash mob foi organizado via e-mail (com
o endereço themobproject@yahoo.com, criado para este fim),
pelo jornalista Bill Wasik, em Manhattan. Mandando o e-mail
para 40 ou 50 amigos (de maneira que eles não soubessem que o evento fora
planejado pelo próprio jornalista), Bill convidou as pessoas a aparecerem em
frente à loja de acessórios femininos Claire’s Acessories. Segundo
ele, "A ideia era de que as próprias pessoas se tornassem o show e que,
apenas respondendo a este e-mail aleatório, essas pessoas criassem algo"
em um mob anônimo e sem liderança.
·
No entanto, a loja foi avisada antes do acontecimento e a polícia foi
acionada, evitando que as pessoas ficassem na frente da loja, frustrando os
planos do primeiro mob.
·
O segundo mob aconteceu em 3 de junho de 2003, na loja de departamentos Macy's.
Wasik e amigos distribuíram flyers para pessoas que passavam nas ruas, indicando quatro
bares em Manhattan, onde elas receberam instruções adicionais sobre
o caráter e o lugar do evento, minutos antes do seu início. – para evitar
o mesmo problema que ocorreu com o primeiro.
·
Mais de 100 pessoas juntaram-se no 9.º andar de tapetes da loja,
reunindo-se em volta de um tapete caro. A quem se aproximasse de um vendedor
foi dito que as pessoas reunidas no andar viviam junta num depósito nos
arredores de Nova
Iorque, que estavam procurando por um “tapete do
amor” e que todos faziam suas decisões de compra em grupo.
- Homework 1: Trazer um objeto ou desenho ou recorte de revista/jornal ou um filme ou foto ou livro que retrate para VOCÊ como símbolo das consequências positivas ou negativas do bullying, iniciado pela "teacher" com a BANANA e o fato ocorrido numa partida de futebol na Espanha, com o jogador brasileiro e da seleção DANIEL ALVES (assistir ao vídeo) . Valendo até 5.0 na média. - Produção de um grande Painel, no pátio principal da escola, contendo a contribuição de todos alunos.
- Homework 2: Pesquisar na Internet os diversos tipos de apresentações com a modalidade FLASH MOB (ver postagem em nosso Blog, da galera Gospel na Copa), para podermos compôr a apresentação de nossa Culminância sobre o tema, na acolhida geral, com data a ser marcada (provavelmente, dia 09/06 2ª feira).
A apresentação deverá contar com as turmas de Inglês (7ºs A/B/C - 8ºs A/B e 9ºs A-B) sendo que alguns alunos serão selecionados para a leitura do texto, participação na produção, apresentação e ensaio do Flash Mob, que será na 4ª feira (04/06) às 14h, na escola. Valendo até 3.0 na média.
Somatória do Bimestre: 5.0 + 3.0 + 1.0 (caderno de atividades) + 1.0 (NAAT) = 10 (dez)
Essa ação tem a influência da "World Cup Brazil", como parte integrante do Projeto Lazer e Cidadania - Copa do Mundo, desenvolvido na escola.
So, let's go! Gol Gol Gooooooooolll...
by Teacher M@rci@ Spin&lli
Assinar:
Postar comentários (Atom)
prof: cade vc to com saudade E.M Etalivio Pereira Matins
ResponderExcluirHello! Vc não assinou, mas seja quem for, também tenho sdds de vcs! Infelizmente, as coisas não deram certo! E o pior, é que justo sobre o tema Bullying estou trabalhando com os alunos da outra escola...ironia não é??? Kisses and take care!
Excluir