BIG BLOG ESTUDANTIL DO ETALÍVIO PEREIRA

ESTUDO E DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS EM REDE.

BLOG EDUCACIONAL: Uma ferramenta que permite estabelecer relações entre as aulas presenciais e as tecnologias, que faz parte do cotidiano do aluno e do ensino e aprendizagem da Língua Inglesa de maneira atraente, transformadora e contextualizada.

"Lição de casa" é coisa séria e devemos valorizá-la. LET'S GO!!

segunda-feira, 24 de junho de 2013

SORRY MY STUDENTS! ... PAUSA NO BLOG! ...PARA A MAIOR MANIFESTAÇÃO DE NOSSO PAÍS!


VOCÊS SABEM PORQUE ESSA MÁSCARA FOI UTILIZADA, MAIS UMA VEZ, 
COMO SÍMBOLO DE PROTESTO? 
...Sorriso levemente irônico, bigode e cavanhaque bem delineados, pele branca e sobrancelhas "desconfiadas". Esse é o rosto que simboliza os protestos que tomaram as principais cidades de nosso País nas últimas semanas. A face caricata, conhecida como ANONYMOUS é utilizada por manifestantes do mundo inteiro, representando o soldado britânico GUY FAWKES, um dos líderes da "Conspiração da Pólvora", em 1605.

Guy Fawkes era um soldado, adulto à caminho da meia idade, completamente insatisfeito com o rumo que a Inglaterra tomou. Corrupção, aumento excessivo de impostos, perseguição aos católicos, depravação…. o rei James I abusava do poder e o povo sofria calado. A situação chegou extrapolar o limite do tolerável mas o povo, oprimido, se mostrava apático, sem coragem para lutar. O Rei James I , um corrupto incorrigível, usufruía e esbanjava luxo com o dinheiro dos impostos ( que aumentavam drasticamente a cada período de seu reinado)  e não concedia direitos iguais a católicos e protestantes. E assim o medo prevaleceu, por um bom tempo.
Um dia, Fawkes, irritado com essas condições e  observando a situação lastimável do povo, juntou-se a Robert Catesby quando Hugh Owes os apresentou e dessa união surgiu a “Conspiração da Pólvora”, um dos planos mais ousados para libertar o povo inglês das garras da tirania da coroa.
Talvez pela falta de Internet e por não poder xingar muito no Twiiter, Fawkes , que era especialista em explosivos, decidiu criar uma estratégia muito mais ofensiva, capaz de finalizar com toda aquela escória que dominava o governo da Inglaterra: planejou explodir o Parlamento Inglês no dia da sessão de inauguração, onde todos os “culpados” estariam presentes – o rei, sua família, parlamentares e aristocracia estaria reunida, com trinta e seis barris de pólvora estocados sob o prédio do parlamento.
Tudo estava certo, dia 5 de novembro de 1605, o Parlamento Inglês iria pelos ares junto com os ratos que ocupavam o governo…. mas, no fim, não foi bem isso que aconteceu. Como os conspiradores notaram que o ato poderia levar a morte de diversos inocentes e defensores da causa católica, enviaram avisos para que alguns deles mantivessem distância do parlamento no dia do ataque. Para infelicidade dos conspiradores um dos avisos chegou aos ouvidos do rei, o qual ordenou uma revista no prédio do parlamento. Assim acabaram encontrando Guy Fawkes guardando a pólvora. Ele foi preso e torturado, revelando o nome dos outros conspiradores. No final foi condenado a morrer na forca, por traição e tentativa de assassinato. Os outros participantes revelados por Guy Fawkes acabaram também sendo executados. Ainda nos dias de hoje o rei ou rainha vai até o parlamento apenas uma vez ao ano para uma sessão especial, sendo mantida a tradição de se revistar os subterrâneos do prédio antes desta sessão. (... segue abaixo!)




















 Porém, destruir um ideal por completo é uma tarefa difícil, quase impossível. Frente aos constantes casos de corrupções na coroa Inglesa, Fawkes começou a renascer. E o seu ideal de liberdade, de luta contra opressão, levantou-se novamente. E os historiadores começaram a escrever uma segunda versão para História. E foi dessa versão que surgiu a referencia ao personagem mascarado de codinome V da graphic novel de Allan Moore.
A história criada por Moore acontece em um passado alternativo, onde a Inglaterra é controlada por um governo fascista e totalitarista. Após o fim de um conflito político, com os campos de concentração desativados e a população complacente com a situação, o governo domina e persegue a população até que surge “V” — um Anarquista que veste uma máscara estilizada de Guy Fawkes e é possuidor de uma vasta gama de habilidades e recursos. Ele então inicia uma elaborada e teatral campanha para derrubar o sistema, representado pelo Estado totalitário.
Quando os anons surgiram no 4chan, o nome Anonymous/Anônimos foi escolhido porque nos channels não é necessário criar perfis para participar, fazendo com que muitos postem como anonymous, tornando esse um nome de todos e ao mesmo tempo, nome de ninguém e ”V” / Guy Fawkes Mask como símbolo porque ela representa os ideais, ideais da luta pela liberdade, ideais da luta pelo fim da opressão, da injustiça, da desigualdade…. ideais de um mundo mais igual para todos. Como o próprio “V” esclarece, "você pode matar o homem por detrás da máscara mas os ideais, esses são imortais."




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestão e opiniões...é muito importante para que nós possamos melhorar sempre!