... Especialistas afirmam que a infância é a melhor fase para o aprendizado.
Enquanto adultos têm dificuldade de interagir com pessoas de três nacionalidades distintas ao mesmo tempo, as crianças conseguem distinguir e participar da conversa. Essa facilidade dá-se justamente pelo processo de formação do cérebro, responsável pela coexistência das línguas. É extremamente vantajoso para ela ser exposta a pelo menos dois idiomas.
“O neurodesenvolvimento tem fases. O desenvolvimento da linguagem acontece de zero a seis anos. Depois disso, a estrutura de linguagem se constrói. A partir dos sete anos, a criança já começa a aprender o idioma como se fosse adulto, a estrutura do cérebro é a forma de wafer, mas ainda flexível. Quando chega aos onze anos, pré-adolescência, a formação do cérebro já é de um adulto em termos de linguagem e a vantagem da infância se perde, o wafer não é mais flexível”, acrescenta o especialista.
“Quando você aprende desde cedo tem esse sentimento prazeroso na memória. A criança não tem a inibição, está pronta para o aprendizado, ela não tem experiências negativas que possam travá-la, isso já a deixa mais aberta. No adulto, existe um nível de cobrança que na criança não tem. É o processo natural, a criança brinca, dramatiza”, destaca Maria Eugênia.
Em termos linguísticos, quando a criança é nova, o aparelho fonador ainda está em formação e existe uma adaptação da pronúncia. Ao ser exposta ao idioma, nos primeiros anos de idade, sua audição fica apurada com o tempo.
Uma criança com pais de nacionalidades diferentes pode demorar um pouco a falar, mas isso ocorre na minoria dos casos. Normalmente, ela fala na mesma idade das outras crianças, apenas mistura palavras. Se a mãe for brasileira, e o pai de língua inglesa, por exemplo, o que pode acontecer é ela chamar a cadeira de desk (carteira em inglês).
“Durante o desenvolvimento ela fala normalmente. Vai confundir a língua no início, mas não há estudo que indique dificuldade. O que acontece, e as pessoas confundem, é que há crianças que se calam. Ela é neurologicamente normal, mas demora a falar porque quer dizer tudo corretamente e espera mais tempo para ter domínio da linguagem”, explica Marcelo Mazza.
pretty nice blog, following :)
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